5 pontos de atenção para criar impressos promocionais

Independente da área de atuação ou porte do seu negócio promovê-lo é fundamental, principalmente se há um grande número de empresas concorrentes no mercado. Muitas formas de promoção estão disponíveis como sites de busca e banners em outras páginas da internet e, nesta era digital, são comuns empresas ignorem outras formas de divulgação, não menos eficazes, como os impressos promocionais. Em uma época em que as pessoas estão acostumadas a se comunicar eletronicamente, o valor e o significado de algo palpável são maiores do que nunca.

A mala direta é o impresso mais popular para comunicação direta. Apesar de muito utilizada há alguns anos, ignorar seu potencial significa desperdiçar novos clientes, deixar de atrair tráfego para o site, e publicidade para os negócios. Os panfletos, cartões postais e flyers também são bastante utilizados e, muitas vezes, podem ser utilizados como uma ‘atualização’ da mala direta. Catálogos e brochuras são excelentes para quem trabalha com uma extensa gama de produtos, por exemplo.

Em outras palavras, os impressos promocionais são mais uma oportunidade para promover o seu negócio. Mas para obter bons resultados é importante entregar ao cliente algo para que ele não se esqueça, com design diferenciado e inovador.

Para isso, selecionamos alguns dicas e cuidados que você deve ter ao criar o seu impresso, do desenvolvimento do layout à produção.

O centro das atenções

Os impressos promocionais possuem grande variedade de formatos, gramaturas e acabamentos e não há maneira certa ou errada de criar um layout.

Mas uma regra simples e que pode ser facilmente adotada é lembrar que ‘seus maiores talentos e habilidades devem ser o centro das atenções’. Isso significa que se você tem um produto exclusivo, um atendimento acima da média ou um serviço totalmente diferenciado, deverá mantê-lo em destaque. E como a oportunidade de se conectar ao receptor é, provavelmente, única, seja ousado na comunicação.

 

O objetivo principal da divulgação é fazer com que o destinatário goste o suficiente para guardar o impresso como uma referência futura. E, para isso, o layout deve responder a seguinte pergunta: o que você quer comunicar?

Não se esqueça de inserir o logotipo da empresa e informações para contato, independente da peça.

Orçamento adaptado ao projeto

As especificações do projeto, como quantidade, gramatura e forma de distribuição devem ser levados em consideração e aplicados de acordo com o orçamento destinado ao projeto.

O formato do impresso é um fator importante para o custo, assim como os lados da impressão. Os acabamentos e enobrecimentos utilizados também alteram o valor final. Quanto mais itens, mais caro o produto fica.

O prazo de entrega pode ser um aliado ou inimigo do empreendedor. Quanto menos tempo a gráfica tem para produzir, mais caro fica. Por isso, a programação é fundamental.

 

A linha do tempo

O primeiro passo para definir o cronograma é escolher o fornecedor.

A participação e comprometimento do fornecedor é importante, pois devem estar aptos a cumprir com os prazos estabelecidos. Para tal, a gráfica deve informar com quanto tempo de antecedência precisa que o pedido seja efetuado e as artes encaminhadas.

A impressão que fica

Alguns profissionais sentem-se confortáveis em produzir seus materiais em impressoras domésticas enquanto que, a grande maioria, presa por um resultado profissional e de alta qualidade. Isso porque, se esta é uma grande (e talvez única) oportunidade de divulgar seu negócio, lembre-se de que a primeira impressão é a que fica. Impressoras domésticas, como o próprio nome diz, não possuem a mesma qualidade e capacidade das impressoras profissionais.

Trabalhar com uma gráfica que irá oferecer impressão com cores precisas, alta qualidade e serviços acessíveis não é mais exclusivo para grandes contas.

A base ideal

Depois de produzir algumas (ou muitas) unidades do seu impresso, é hora de enviá-los. E para isso, é necessária uma base sólida e confiável, que você pode comprar ou desenvolver, contanto que contemple clientes atuais e inativos e clientes em potencial.

Quanto mais focada for a sua base, mais fácil será para personalizar a mensagem. E quanto mais personalizada é a mensagem, maior a assertividade.

 

Fonte: Printi

<< Voltar à página anterior