Minha Marca Está Pronta! E Agora?

Muitas empresas, após criarem sua marca, perdem-se nos processos primordiais de conceituação, deixando de lado detalhes que de ‘bobos’ transformam-se em ‘importantíssimos’ na hora de atingir seus clientes. Com seu logo e seu conceito de marca bem definidos, conforme conversamos nos posts anteriores, o próximo passo é deixar a comunicação com seu consumidor impecável. A melhor forma de fazer isso é criando uma Identidade Visual. As etapas para essa criação seguem uma ordem natural, desde mostrar os princípios básicos de sua empresa, sendo os principais:

- Missão: qual será a missão da empresa? Por qual razão ela existe?

- Produtos/Serviços: quais serão os produtos/serviços oferecidos pela empresa?

- Posicionamento: Qual o posicionamento da empresa? É uma empresa Nacional? Possui recursos próprios?

- Diferencial: existe um diferencial oferecido pela empresa? Qual é este diferencial?

- Conceitos: quais serão os conceitos passados para os clientes da empresa? Certo. Agora, como transmitimos isso para o mundo? A resposta simples é: com um Manual de Identidade Visual. É ele que vai mostrar às pessoas que utilizam a marca, todos os passos para que entendam o foco de sua empresa e seu posicionamento de mercado, além de uma tarefa muito importante: ilustrar como deve ser feita a aplicação de seu logo. Além disso, a padronização de todas as suas peças de comunicação também constará em seu Manual de Identidade Visual. É importante analisar com calma o que você precisará criar. A lista dos elementos mais comuns que uma empresa possui é a seguinte:

- Elementos básicos: Símbolo, logotipo, marca, cores padrão, logotipia, regras de uso, aplicações da marca;

- Assinaturas: Slogan;

- Papelaria: Papel de carta, cartão de visita, envelopes, etiquetas, formulários, memorandos, folhetos, pastas e folder;

- Complementos: Uniforme, crachás, camisetas de brinde e canetas. Essas representações agregam um valor apercebido à marca, transmitindo muito mais profissionalismo e seriedade. Converse com agências especializadas e faça tais criações com quem entende do assunto. O estudo para atingir de forma correta o consumidor é muito grande, relacionando formas, cores e outros elementos com o material.

 

Fonte: Artisticamente

<< Voltar à página anterior