O design focado em objetivos organizacionais

A premissa básica de um negócio é que empresas têm objetivos e clientes têm necessidades. Satisfazer essa demanda significa ter uma operação comercial bem sucedida com pontos de contato entre empresa-cliente.

Esses pontos de contato são incorporados em todos os tipos de produtos, serviços e ambientes da organização. A comunicação é utilizada para apresentar este conceito ao consumidor através de websites, impressos gráficos como folders, catálogos, panfletos, entre outros, anúncios, trade marketing, merchandising, etc. Os designers são invariavelmente envolvidos na concepção destes conceitos empregando uma variedade de ferramentas e processos.

Então, o que é designer estratégico?

Consiste na aplicação deliberada de ferramentas e técnicas para desenvolver e implementar ideias voltadas para o cliente. Ele redefine como os problemas são abordados, identifica oportunidades de ação e ajuda a oferecer soluções mais completas e resistentes.

A abordagem do design estratégico tem se revelado particularmente bem sucedida quando a empresa traduz seus objetivos através da inovação, posicionamento competitivo, diferenciação da marca, custo-benefício e qualidade. A Apple, Target e Starbucks são excelentes exemplos de empresas que incorporam a abordagem do design estratégico em seus modelos de negócios, proporcionar experiências inovadoras, conquistar a lealdade e brand equity. As empresas precisam descobrir, através de pesquisas, o tipo de informação que o público alvo julga importante para focar seus projetos de design nas mesmas.

O designer estratégico oferece três competências essenciais:

Integração

Os principais decisores de uma organização nem sempre conseguem visualizar o problema como um todo. A abordagem integrativa do design contribui para fortalecer relacionamento entre pessoas e organizações, para fornecer um ponto de vista abrangente.

Por atuar em diferentes áreas, o design estratégico define a “arquitetura do problema”, destacando as principais oportunidades de melhoria e as consequencias de um problema.

Visualização

A mudança do algarismo romano para o arábico permitiu ao Ocidente lidar com a complexidade numérica de uma forma sem precedentes, provocando uma profunda transformação da civilização.

Hoje, os desafios que enfrentamos chegaram a um novo nível de complexidade e incerteza, onde planilhas e outras ferramentas analíticas são pouco familiares.

Especialista em representação visual, o designer estratégico usa esta habilidade como um importante e interativo meio de comunicação para transmitir aos colaboradores, parceiros e até clientes informações que seriam difíceis de explicar apenas com textos e números.

Administração

Boas ideias são fáceis de encontrar, porém implementá-las não é tão simples. Nos últimos anos, a ênfase no “design thinking” foi poderosamente demonstrando o valor de aplicar a criatividade de forma inteligente, em um contexto de negócios.

Mas o projeto bem sucedido não é apenas desenvolver o pensamento criativo. Envolve também a aplicar e assegurar que ideias fundamentais mantenham sua integridade durante o processo. Designers devem estar envolvidos durante todo o processo formação e mudança, fornecendo conhecimentos e feedback constante para identificar, testar e entregar soluções duradouras.

O designer estratégico detém a função de manter o ponto de contato entre a política e imagem da empresa, seus colaboradores e clientes, fazendo com que a mensagem seja transmitida de forma simples e visualmente criativa, atraindo a atenção e conquistando a fidelidade do destinatário e alcançando o objetivo proposto em dentro do planejamento.

 

 

Fonte: Printi

<< Voltar à página anterior