Você já prestou atenção no número de impressos promocionais que você recebe no dia-a-dia? Desde o folder informativo ao game na bandeja da lanchonete ou o cartão de visita daquela empresa ou profissional que você quer manter contato.
Se você não é um designer, produtor gráfico ou profissional de áreas relacionadas, provavelmente não imagina a complexidade que é desenvolver uma arte: não basta informar sobre uma promoção, produto ou serviço. É preciso atrair a atenção do público-alvo e força-lo a uma ação.
Mas, com o contato [quase] diário com este tipo de material, não é necessário ser um profissional para, em alguns impressos, identificar falhas. Alguns dos erros mais comuns são:
- Borda branca, por falta de sangria;
- Informações cortadas, por estarem muito próximas a marca de corte;
- Fontes muito pequenas, tornando-as ilegÃveis;
- Utilização do preto composto em pequenos elementos.
Segundo a ABIGRAF, o cartão de visita é responsável por 2,6 % da produção nacional. Também é responsável por grande parte das dúvidas de confecção, por mais simples que possa parecer.
Ao enviar a arte para a gráfica, e assim garantir a posição exata das informações, é preciso atentar-se à diagramação de cada elemento, conforme ilustra a imagem abaixo:
Seguindo este padrão, garante-se que as imagens e/ou informações serão impressas de acordo com a posição desejada. O resultado desta diagramação, pode ser visto na imagem abaixo: